Viva São João!

Viva São João!
Arraial de São João (2102), Assis Costa, Currais Novos/RN.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CAPS de Currais Novos e Santa Cruz se encontram e festejam o Dia do Amigo.

Os CAPS de C. Novos e Santa Cruz encontraram-se para celebrar o Dia do Amigo em ritmo de festa e confraternização. Convidados pelo CAPS "Chiquita Bacana", saímos de Currais Novos e fomos muito bem recebidos num clima de muita amizade. Primeiramente, fomos à instituição conhecer o espaço físico, sua equipe, usuários e tomar um saboroso café da manhã. Em seguida, seguimos para a quadra esportiva onde se deu o torneio de futsal entre os dois times. A gincana começou logo em seguida, no clube da cidade e contou com a participação efetiva de todos os participantes do evento. Após as atividades oferecidas, os anfitriões nos ofereceram uma boa feijoada e um passeio especialíssimo até a imagem de Santa Rita de Cássia, onde pudemos ver
a padroeira de perto, fazer-lhe um pedido, uma prece e se encantar com a beleza da cidade vista de cima. Agradecemos carinhosamente ao CAPS de Santa Cruz que tem fortalecido cada vez mais os laços de amizade entre nós, e dedicamos este momento as duas equipes que, "por cima de pau e pedra", tem conseguido mostrar que a saúde mental se dá muito além dos muros e portões da instituição. E que Santa Rita nos abençoe! Amém!

Postado por: equipe CAPS





MORRE ESTAMIRA, mas sua mensagem ficará impregnada em cada um daqueles que lutam por dias melhores.

Jornal Foha de São Paulo


Homenagem Póstuma:

Estamira! Mulher negra, resistente, trabalhadora!

ESTAMIRA, PRESENTE!



Ontem a tarde (27 de julho de 2011) Estamira Gomes de Souza, mulher negra da classe trabalhadora, catadora de lixo no Aterro do Gramacho (Rio de Janeiro) nasceu ao contrário. Tinha 72 anos e morreu cansada, mal cuidada e principalmente: não ouvida (paradoxalmente tão escutada no mundo inteiro). A protagonista do filme que leva seu nome, dirigido por Marcos Prado e lançado em 2004 agonizou por horas no Hospital Miguel Couto, na Gávea, desassistida pelo SUS e incapaz - como a imensa maioria dos trabalhadores - de comprar sua assistência em um hospital particular...

De toda forma, Estamira passou sua vida em pé, trabalhando, replicando sua existência dentro dum lixão, desatenta aos levantes manicomiais de empresários-da-saúde-mental que discorrem trocadilos sobre técnicas arcaicas repaginada, assistência integral, novos medicamentos, cuspindo cifras...

Alheia aos professores de Psicologia que passam o filme nas aulas e todos saem das salas com mal estar, surpresos, com pena. No ano que vem, uma nova turma assistirá sua história. Turo bem: esta arte nos permite a distância, a contemplação, o nãop envolver-se e o não implicar-se.

Escutamos Estamira e observamos mais uma que sofre numa massa de trabalhadores negros, homens e mulheres que apodrecem todos os dias. Estamira é apenas mais uma entre os milhares de loucos da classe trabalhadora que já não valem mais nada ao sistema do capital e que por isto - e só por isto - são jogados no lixo para se confundirem ao inútil e ao descuido nos aterros e favelas do país...

Não nos interessa a mera constatação de que algo vai errado. Interessa a luta pela efetividade da atenção à saúde mental no Brasil. Interessa à consolidação de equipes multidisciplinares, a efetivação da Reforma Psiquiátrica, a redução de danos, a porta aberta nos equipamentos, a defesa intransigente de uma vida digna e sem desigualdade social para todos os trabalhadores. Lutando, honramos Estamira e todos os seus irmãos e companheiros desconhecidos, que nunca estrlarão um filme mas que também querem visitar o mar.



Fonte: NEPS/UERJ- Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em saúde Mental e Atenção Psicossocial da FASSO/UERJ.





quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COLORIDAMENTE: com muita cor e brilho, o CAPS comemora o sucesso do projeto cultural patrocinado pelo BNB de Cultura. Qual a sua Cor?












O CAPS "Maria Vênus Cunha"teve a honra de abrir suas portas para uma grande iniciativa aberta a comunidade e a usuários do serviço. Trata-se do projeto ColoridaMente, curso gratuito de aerografia em camisetas, contemplado pelo BNB de cultura 2011, com os patrocínios do próprio BNB, BNDES e Governo Federal que aconteceu no mês de julho nas áreas internas da instituição. O projeto foi o resultado de uma parceria entre o CAPS e o Grupo Casarão de Poesia e tinha como principal objetivo a diminuição do precinceito contra a loucura. A coordenação do projeto ficou por cinta da assistente social Paula Érica que também é integrante do Grupo. No encerramento, realizado no último dia 30/07, na sede do Casarão, localizado na Rua Lula Gomes, 409, houve uma mistura de linguagens artísticas, dentre elas a grafitagem, a música e a dança. Na ocasião, houve também o encerramento do curso gratuito de violão, outro projeto contemplado pelo BNB de cultura através do Casarão de Poesia. A noite contou com a participação da banda Loga(ritmos) do IFRN C. Novos; apresentação de uma das turmas de violão, com um repertório de três músicas; apresentação de dança do ventre, realizadas por dois alunos do curso de aerografia e, para fechar a noite em grande estilo, tivemos um desfile com a participação dos alunos do curso de aerografia vestidos com algumas camisetas produzidas. E aí, qual a sua cor?

Postado por: Paula Érica

18 DE MAIO: Comemoração ao Dia Nacinal de Luta Antimanicomial em Currais Novos.

Na terceira semana de maio, usuários e equipe do CAPS "Maria Vênus Cunha" foram as ruas comemorar a data da Luta Antimanicomial. As atividades desenvolvidas foram as seguintes:
No primeiro dia (16/05), foi realizada uma panfletagem pela cidade com o intuito de divulgar o trabalho realizado no CAPS e a comemoração à Luta. Em seguida, fomos recebidos pelo Prefeito Municipal, o Dr. Geraldo Gomes na Prefeitura Muunicipal da cidade. e concluímos as atividades do dia com uma gincana na sede do CAPS.

No dia seguinte (17/05), recebemos a equipe e usuários do CAPS de Santa Cruz para um torneio de futsal entre os times das duas instituições. Para a confraternização das duas equipes, após o término do jogo, foi oferecido uma feijoada com animação do forrozeiro Antônio Macedo e premiação com troféis e medalhas.
No dia de comemoração oficial da Luta Antimanicomial (18 de maio), foi realizada uma visita à Fundação Cultural Dr. José Bezerra Gomes, onde se comemorava a semana do museu. Terminamos o dia na sorveteria brindando à data comemorada.
fizemos uma visita à Fundação Cultural Dr. José Bezerra Gomes, onde estava sendo comemorado a semana do museu e concluímos o passeio na sorveteria, onde brindamos com sorvete a data comemorativa.


Postado por: Ana Célia, Val Macedo, Paula Érica e Natália Medeiros

LOUCOS POR FOLIA: Caicó e Currais Novos destacam-se com carnaval de rua para usuários do CAPS.


O CAPS "Maria Vênus " teve um fevereiro cheio de alegria. No primeiro dia de carnaval, a equipe e usuários da instituição reuniram-se em grande estilo no carnval de rua de Caicó (Psifolia), hoje considerada uma das maiores festas do estado do RN e que reune milhares de foliões nas ruas da cidade onde todos são iguais, sem preconceito., como toda festa carnavalesca. No terceiro dia, fomos às ruas do nosso município (C. Novos), em trio elétrico, comemorando nosso primeiro carnaval de rua (CarnaCaps). O evento foi um sucesso e contou com a participação de muitos parceiros, amigos e afins da saúde mental.

Publicado por: Paula Érica e Val Macedo