Viva São João!

Viva São João!
Arraial de São João (2102), Assis Costa, Currais Novos/RN.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

AGOSTO DA CULTURA

"Seu Manel" (1° colocado da mais bela voz dos CAPS) recebendo o prêmio

Participação do Grupo Experimentação (Caravana da Cidadania Cultural)


O mês de Agosto foi recheado de surpresas para o CAPS Mª Vênus Cunha. O Grupo Experimentação participou de dois grandes eventos culturais: o primeiro, foi a Caravana da Cidadania Cultural que aconteceu em Currais Novos no dia 27 com a participação dos diversos grupos e artistas envolvidos com a cultura; o segundo, foi a mais bela voz dos CAPS que ocorreu em Caicó no sábado, dia 29, onde levamos o primeiro lugar com a música Menino da Porteira, de Sérgio Reis que foi interpretada por nosso usuário Manoel Severo. O Grupo Experimentação é coordenado pela Assistente Social Paula Érica com o apoio do cuidador Roberto Macedo. Ambos, além de participarem das apresentações do CAPS, estiveram presentes na Caravana Cultural. Roberto, com a apresentação da Orquestra de Violões da qual é integrante e Paula Érica, com a apresentação do Grupo de Samba Brocoió do qual é vocalista. Parabéns a todos os participantes.

Postado por: Paula Érica (Assistente Social)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

STELA DO PATROCÍNIO: Uma estrela muito bem patrocinada

Esse pedacinho da nossa casa estará voltado a figuras que de alguma forma deixaram sua marca no âmbito da psiquiatria brasileira e mundial. E para iniciarmos em grande estilo, falaremos dessa mulher iluminada e cheia de versos que nos deixou registros cheios de inquietude, criatividade e beleza. Stela do Patrocínio é seu nome. Sabe-se pouco sobre sua história de vida: nascida aos 9 de janeiro de 1941, foi admitida no Pedro II aos 21 anos de idade e transferida quatro anos mais tarde para a Colônia Juliano Moreira-RJ, onde permaneceu por quase trinta anos sem nunca ter saído de lá. Aos 45 anos, Stela conheceu um grupo de profissionais que dariam voz às suas falas. A artista plástica Neli Gutmacher e seus estagiários foram convidados para montar um ateliê na então Colônia Juliano Moreira e aos poucos, foram percebendo o grande talento de Stela, a fala. Eram os sinais da Reforma Psiquiátrica e Stela acabou se beneficiando deste movimento. Os registros da poesia inquieta e avassaladora de Stela foram gravados e transformados num livro: Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, com organização e apresentação de Viviane Mosé. Em 2007, esses registros também foram pras telas de cinema através do curta-metragem "Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas" com direção de Márcio de Andrade. Confira um pouco da poesia dessa Strela.

Meu passado foi um passado de areia
Em mar de Copacabana
Cachoeira de Paulo Afonso
Bem dentro da Lagoa Rodrigo de Freitas
No Rio de Janeiro

O futuro eu queria
Ser feliz
E encontrar a felicidade sempre
E não perder nunca o gosto de estar gostando

O que eu penso em fazer da minha vida
É encontrar a felicidade, ser feliz
Ficar gostando e não perder o gosto
Ser feliz
Encontrar a felicidade
E não perder o gosto de estar gostando

-------

Você está me comendo tanto pelos olhos
Que eu já não tenho de onde tirar força
Pra te alimentar

-------

Olha quantos estão comigo
Estão sozinhos
Estão fingindo que estão sozinhos
Pra poder estar comigo

Postado por: Paula Érica

4ª RECITATA




A nossa assistente social Paula Érica que também é cantora, poeta e integrante do Grupo Casarão de Poesia participou de 12 a 14 de Agosto da 4ª RECITATA, um concurso de poesia falada que faz parte da programação do Festival Recifense de Literatura. Além dela, participaram também a professora, poeta e parceira do CAPS Luciana Carvalho e o ator, poeta e professor Jr. Caçarola. Paula Érica foi classificada pra final com seu poema SEQUIDÃO, onde introduziu trechos da música "Divino" de composição de Rita Ribeiro e Zeca Baleiro. Parabéns aos três poetas que corajosamente encararam essa aventura poética e fizeram bonito lá pras bandas do Recife, cidade considerada uma das grandes referências culturais do Brasil. Confira o poema que levou Paula Érica pra finalíssima.

SEQUIDÃO
Meu vestido branco
amanheceu manchado de sangue

não sei se eram meus ou teus os desejos
expostos com uma vermelhidão tão insana
ontem tomei banho de sol
e de braços nus
abri as janelas
e ofereci-me ao vendedor de pão.


¨¨
Quando me vejo amarga
sinto o friúme
das minhas cantigas noturnas
a chuva invadiu as minhas pernas
e úmida
fui tomada pelo mofo
meu corpo impregnou-se
de naftalinas.






Trecho da música "Divino" de Rita Ribeiro e Zeca Baleiro:

Quase nunca vou a festa

Não vejo televisão

Não gosto de usar vermelho

Não me banho com loção

Não sei falar esperanto

Conversa fiada, eu não

Quando durmo

sonho um sonho

Quando acordo

Como pão

São Judas, São Benedito

São Cosme, Cristinho meu

A paixão é roupa velha

Que o rato da dor roeu

Que o rato da dor roeu

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CARAVANA DA CIDADANIA CULTURAL




A Caravana da Cidadania Cultural é uma ação do Ministério da Cultura que percorrerá 14 cidades do país e mobilizará artistas, grupos, instituições e a sociedade em geral. Currais Novos terá a honra de ser a primeira cidade a sediar este evento. Segundo os organizadores da Caravana, a região do Seridó foi escolhida por apresentar uma identidade cultural própria que está necessitando de fortalecimento. O evento acontecerá no dia 27 de Agosto e contará com a participação de diversos segmentos culturais da cidade e da região. O CAPS Mª Vênus Cunha estará presente entre as atrações locais com a participação do GRUPO EXPERIMENTAÇÃO, composto por usuários e equipe da instituição. A Caravana também contará com a participação do Ministro da Cultura Juca Ferreira e do cantor e compositor Chico César, que também é secretário de cultura de João Pessoa-PB. Na ocasião, o Grupo Casarão de Poesia estará presente com o estande do Ponto de Leitura, que será oficialmente entregue pelo Ministro da Cultura e apresentado à comunidade seridoense.


Postado por: Paula Érica








sábado, 15 de agosto de 2009


RÁDIO ESTAÇÃO CAPS: em funcionamento desde setembro de 2008, a rádio funciona internamente e conta com a participação dos usuários, equipe e visitantes. Coordenado pela Assistente Social Paula Érica, a psicóloga Maria Emília e pelo cuidador Roberto Macedo, o projeto tem como objetivos: 1) estreitar a relação entre usuário / rádio, possibilitando a este uma vivência com o universo da comunicação e com os mecanismos e que ela pode nos oferecer (desinibição, integração social, autonomia, criatividade...) ; 2) aultrapassar as paredes da instituição e ganhar espaço numa rádio local onde a saúde mental possa ser divulgada e trabalhada junto à comunidade.