Viva São João!

Viva São João!
Arraial de São João (2102), Assis Costa, Currais Novos/RN.

sexta-feira, 16 de março de 2012

"A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE..."


O CAPS vai muito além de um simples Centro de Atenção Psicossocial. São nove anos (completados em julho de 2014) de relação com a arte, promovendo encontros inesquecíveis entre os usuários e a poesia, a literatura, as artes plásticas, a música, etc. deixando registrado que nossa história é cultural, não só por estarmos envolvidos com as artes de uma forma geral, mas sobretudo, por contribuirmos para uma mudança de valores, de hábitos, de visão de mundo em uma sociedade que está fortemente marcada pelo preconceito e medo da loucura.



A oficina 'Verbo Solto" criada pela assistente social e atual coordenadora Paula Érica, teve seu início no ponto de leitura Associação Casarão da Cultura Potiguar (Casarão de Poesia) com atividades semanais que envolviam recital poético, oficina de leitura e escrita, oficina de contação de histórias, etc., além de contar esporadicamente com a participação de artistas locais que davam sua contribuição nas oficinas. O principal fruto do "Verbo Solto" foi o jornal "Diário do CAPS" que está com sua primeira edição prestes a ser lançada com matérias produzidas coletivamente com todos os participantes da atividade. Atualmente, as oficinas acontecem na própria instituição.

Dentre os principais projetos já desenvolvidos no CAPS, destacam-se: pinturas em tela, produção de pufs e vassouras com garrafas pet, produção de luminárias, produção de arranjos florais, produção de camisetas grafitadas, produção de peças decorativas feitas em patchwork, produção de sabonetes, produção de literatura de cordel, produção de calendários e produção de livro de poesias. Os referidos projetos tiveram como principais patrocinadores o BNB de Cultura, o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde.
No segundo semestre, promoveremos, através do financiamento do Ministério da Saúde com contrapartida municipal, os cursos de produção de chocolates, produção de sabonetes, customização em camisetas, serigrafia e produção de mosaicos. Tais cursos possibilitarão a integração social entre comunidade e usuários e possibilitará a geração de renda entre os envolvidos.

2 comentários:

CAPS ALEGRIA - TAQUARITINGA disse...

Olá, sou Giselle, terapeuta ocupacional do CAPS II Taquaritinga (interior do estado de São Paulo)e falo aqui em nome de um grupo de usuários do serviço. Assim como vcs também temos um blog,o qual gostariamos de divulgar para que possamos interagir virtualmente! Nosso endereço: www.capsalegria.blogspot.com . Parabéns pela iniciativa, gostamos muito de vosso blog. Abraço a todos

Anônimo disse...

Esta oficina é muito bacana. Parabéns a todos. O nosso Blog é\: capsume.wordpress.com